Três Poderes prometem punir terroristas e financiadores de vandalismo em Brasília

Autoridades fizeram duras críticas aos atos e prometeram reagir para punir bolsonaristas

Postado em: 09-01-2023 às 08h13

Por: Mariana Fernandes

Autoridades fizeram duras críticas aos atos e prometeram reagir para punir bolsonaristas | Foto: Reprodução/ REUTERS

Líderes políticos e diversas autoridades em todo o país se uniram no total repúdio aos atos de vandalismo promovidos pelos manifestantes em Brasília, neste domingo (8/1). Membros dos Três Poderes prometem identificar e responsabilizar terroristas, seus líderes e financiadores. Os responsáveis pela segurança das sedes atacadas também estão sendo cobrados e devem ser alvo de investigação por omissão.

Alguns dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que não aceitam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avançaram sobre as barreiras policiais na tarde do domingo (8), após se reunirem em frente ao Congresso Nacional. Dentro dos Três Poderes, eles depredaram móveis, equipamentos eletrônicos, obras de arte de importância histórica e documentos.

As reações ao vandalismo

Mais de 400 manifestantes foram detidos em flagrante ao longo do processo de desocupação do Palácio do Planalto, do STF e do Congresso Nacional. Desses, ao menos 300 continuam presos até o fechamento desta reportagem.

Continua após a publicidade

A primeira reação mais dura em Brasília foi o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. A medida foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que apontou “omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência” mesmo depois do histórico de atos violentos nos últimos meses na capital federal.

A decisão ocorreu horas após Ibaneis gravar vídeo pedindo desculpas ao presidente Lula por suas forças de segurança não terem sido capazes de proteger os prédios públicos. Ele também prometeu trabalhar pela responsabilização dos responsáveis. Veja:

Logo depois, em tom duro em razão da destruição na capital federal, o presidente eleito Lula, se pronunciou a jornalistas em Araraquara (SP), onde estava para acompanhar danos causados pelas chuvas.

“Todas essas pessoas que fizeram isso serão encontradas e punidas. Vão perceber que a democracia garante o direito de liberdade, livre comunicação e livre expressão, mas também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia. Essas pessoas, vândalos, nazistas e fascistas fanáticos fizeram o que nunca foi feito na história deste país”, declarou o presidente da República.

Aproveitaram o silêncio do domingo, quando ainda estamos montando o governo, para fazer o que fizeram. E vocês sabem que existem vários discursos do ex-presidente estimulando isso. E isso também é responsabilidade dele e dos partidos que sustentaram ele.

— Lula (@LulaOficial) January 8, 2023

Autoridades como Flávio Dino (ministro da Justiça e Segurança Pública) e Gilmar Mendes (ministro do STF) também se pronunciaram, através das redes sociais, contra os atos de vandalismo.

Na data de hoje, foi levado a efeito um complexo plano criminoso de abolir, violentamente, o Estado Democrático de Direito. Alguns executaram, outros financiaram, mas não importa: todos precisam ser punidos. A maior responsabilidade, contudo, recairá sobre as autoridades omissas. pic.twitter.com/YeMCIKAGqw

— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) January 9, 2023

Renovo a minha solidariedade ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como aos jornalistas agredidos pelos terroristas. Sob a liderança do Presidente Lula, tomamos as providências cabíveis. Informarei o que for possível e quando for possível.

— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 9, 2023

Confira: Moraes determina afastamento de Ibaneis Rocha do Governo do DF por 90 dias

Agradecemos a todos que vistam nosso site e compartilham os links além disso , pedimos que curta a nossa página.

Acompanhe as novidades de música no site diariamente, faremos o máximo para trazer as músicas do momento só pra você.
Download
mp3
for free
house
amapiano
download mp3
Fofoca
novidades
entretenimento

2 comments

Deixe uma resposta