Novo imposto: Taxação do sol entra em vigor e estabelece cobrança sobre painéis solares conectados à rede

Taxação do sol entra em vigor e estabelece cobrança sobre painéis solares conectados à rede

Foto: Freepik/SRD
A Taxação do sol chegou no mercado de energia solar, sendo assim, separamos neste artigo informações para que os consumidores fiquem por dentro das mudanças geradas pelo novo imposto,

Entrou em vigor na última sexta-feira (6), a “Taxação do Sol”, nome dado à lei que remete a geração própria de energia através de sistemas de painéis solares conectados à rede. Com este novo imposto no segmento de energia solar, agora haverá uma cobrança de taxa para que os custos de distribuição sejam cobertos. A lei foi sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no último ano e cumpriu o prazo determinado pelo Marco Legal da Geração Distribuidora.

Entenda como a taxação do sol atuará no mercado de energia solar

😭Como fica a TAXAÇÃO DO SOL daqui pra frente | LEI 14.300 | Energia solar – Luciano Batista/Youtube

Na prática, desde o último sábado (7), o consumidor que realizar o pedido de ligação de um sistema com painéis solares à rede, terá que pagar uma taxa e também receberá apenas 85% do crédito pelo excedente.

Artigos recomendados

É importante destacar que os consumidores que aderiram à energia solar antes desse período, estarão isentos do novo imposto até 2045. Sendo assim, a isenção da tarifa até o começo deste ano, funcionou como uma forma de fomentar a instalação de painéis solares, ou seja, a geração de energia solar.

A estimativa era que este prazo ganhasse fôlego por meio do Projeto de Lei 2703/22, entretanto, o PL não recebeu votações no Senado antes do recesso de fim de ano. Mesmo assim, especialistas do setor de energia afirmam que a instalação de painéis solares continua sendo uma grande vantagem para aqueles que buscam uma boa economia na conta de luz, mesmo com a chegada do novo imposto. Na prática, com a taxação do sol, o que muda é apenas o tempo de retorno no investimento feito na instalação.

Novo imposto de taxação do sol será de 38%

A taxação do sol será de suma importância para regulamentação do setor energético nacional. Resumindo, é um meio de remunerar a concessionária por seus serviços prestados. Isso porque, no caso da geração distribuída, a rede de distribuição atua como uma forma de bateria para aqueles que possuem painéis solares.

Por fim, a cobrança será de até 38% em cima do valor de energia jogado para a rede, sendo que a aplicação deste percentual será gradativamente até 2028. Em 2023, essa aplicação é de 15%, equivalendo a uma cobrança de 5,7%.

Rafael Castro, especialista no setor, afirma que o principal benefício da Lei, que entrou em vigor neste ano, é a segurança jurídica para o segmento de energia solar, entretanto, o marco legal levantou diversas dúvidas a respeito do impacto que isso teria em quem já utiliza energia solar ou quem planeja utilizá-la. 

Especialista explica como funcionará o novo imposto

Segundo Rafael, embora o termo taxação do sol tenha se tornado popular, isso não é correto, tendo em vista que a lei não está relacionada a tributos, entretanto haverá mudanças na forma como o excedente de geração é valorado.

Para aqueles que já possuem um sistema de energia solar, a isenção até 2045 é garantida, mas caso o sistema seja expandido após o prazo, será adicionada a nova regra de cobrança em cima dos novos painéis solares adicionados. Para aqueles que planejam instalar energia solar em 2023, a lei define um período de transição, em que cada ano o consumidor passe a pagar uma parte maior da taxa de distribuição em cima do que injeta na rede elétrica, como mencionado anteriormente.

A geração solar tem se tornado uma das principais fontes de energia no país, principalmente no estado de Minas Gerais, que apenas no ano passado atingiu a marca de 4 GW de geração, segundo dados da Aneel.

Agradecemos a todos que vistam nosso site e compartilham os links além disso , pedimos que curta a nossa página.

Acompanhe as novidades de música no site diariamente, faremos o máximo para trazer as músicas do momento só pra você.
Download
mp3
for free
house
amapiano
download mp3
Fofoca
novidades
entretenimento

One comment

Deixe uma resposta