Entretenimento

Marimba: formação no campo da música arranca em Outubro em Moçambique – Revista online

O Marimba é apoiado pelo PROCULTURA, uma ação do programa PALOP–TL e UE, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões I.P., que tem por objectivo a promoção do emprego e actividades geradoras de rendimento no sector cultural dos PALOP e Timor-Leste.

De acordo com o comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, o projecto pretende valorizar a produção musical em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor Leste, através da sua pesquisa, digitalização, promoção e distribuição internacional, contribuindo para oresgate da identidade cultural, para a sua divulgação e para o reforço, inclusão e sustentabilidade dos agentes do setor.

Neste âmbito, a 1 de Novembro arranca um ambicioso programa de formação em Moçambique, na ECA – Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane.

A formação será desenvolvida em módulos que pretendem equipar os formandos com ferramentas que lhes permitam não apenas registar, digitalizar e arquivar esse património, mas também preservá-lo e divulgá-lo a gerações futuras.

De igual forma, outra importante parte da formação passará dotar os formandos de conhecimentos técnicos ao nível da criação musical e expressão poética, bem como oferecer-lhes relevante informação sobre o funcionamento da indústria musical de forma a potenciar a criação de novos empregos.

O programa de formação é constituído por seis módulos, num total de 230 horas formativas teórico-práticas:

1 – Técnicas de gravações áudio em ambientes exteriores, Processo de digitalização, regravaçãoe masterização;

2 – Classificação e Arquivologia de conteúdos para arquivos centrais e sua gestão;

3 – Escrita criativa e edição de obras;

4 – Gestão da plataforma Marimba e Comercialização digital;

5 – Organização do Ecossistema e Cadeia de Valor da Indústria da Música e Entretenimento.