Desporto Noticias

Mambas já treinam a pensar no Níger

Written by AntonioCuata

A selecção nacional de futebol iniciou esta segunda-feira com os trabalhos de preparação com vista ao embate de quarta-feira, diante do Níger, amigável que conta para o Torneio Internacional de Nouakchott. Na capital mauritana só faltam chegar Mexer, Miquissone e o capitão Domingues. Witi, que foi substituído por Melque na convocatória, esteve no banco de suplentes na partida do Nacional, diante da Académica, a fazer soar os alarmes em relação à sua suposta lesão.

Os Mambas começam a ficar completos em Nouakchott, capital da Mauritânia, onde têm dois jogos agendados, quarta-feira com Níger, e sábado com os anfitriões, de carácter particular, inseridos no Torneio Internacional alusivo à Data-FIFA.

Na madrugada desta segunda-feira, chegaram ao estágio dos Mambas alguns jogadores que actuam na Europa, nomeadamente Reinildo Mandava, Geny Catamo, Zainadine Jr., Gildo Vilankulo, Clésio Baúque e Bruno Langa. Enquanto os internacionais que jogam em Portugal faziam o trajecto Lisboa a Casablanca, Reinildo Mandava fazia o percurso Madrid a Casablanca e todos juntos seguiram da capital marroquina para Nouakchott, tendo chegado por volta da 01h45 local (03h45 de Maputo).

Já na manhã desta segunda-feira, por volta das 10h50 de Maputo, chegou à capital mauritana Reginaldo Faite, que fez o percurso Tirana-Istambul-Casablanca-Nouakchott.

Os sete jogadores juntaram-se aos 13 que partiram de Maputo no passado sábado, nomeadamente os 11 do Moçambola e outros dois da África do Sul, tendo-se juntado aos treinos da tarde, já que no período da manhã foram dispensados para repousarem.

Ao conjunto moçambicano faltam aterrar em Nouakchott os internacionais Mexer Sitoe, ido da França, Luís Miquissone, que parte do Egipto, e Domingues, que actua na vizinha África do Sul. Mexer e Miquissone são esperados esta terça-feira, enquanto o capitão só chega na manhã de quarta-feira, dia do jogo, uma vez que a sua equipa jogou na noite de domingo e só esta segunda-feira podia partir de viagem.

 

ZAINADINE MOTIVADO PELA ELEIÇÃO COMO MELHOR EM CAMPO

Experientíssimo! O defesa central moçambicano, voltou a estar em destaque no campeonato português da primeira divisão, tendo sido eleito melhor em campo no empate em que o Marítimo, sua equipa, empatou a uma bola frente ao Gil Vicente, em desafio referente à 27.ª jornada da Liga Bwin.

O futebolista moçambicano que alinhou a titular, como tem sido habitual, foi fundamental na partida, onde fez o seu papel no sector mais recuado dos insulares.

Neste encontro, o Marítimo adiantou-se no marcador aos 39 minutos e os galos empataram aos 45+5. Com este resultado, o Marítimo desperdiçou pontos importantes na luta pelo quinto lugar. O Marítimo, agora, com 33 pontos, na oitava posição, a 40 do líder Porto.

Na mesma partida, Clésio Baúque jogou os últimos quatro minutos e ajudou a segurar o empate.

Ainda em Portugal, Bruno Langa continua a espalhar o seu charme na segunda liga, tendo voltado a merecer a confiança do treinador no empate do Desportivo de Chaves diante do Trofense, a um golo. O Chaves ocupa, neste momento, a quarta posição com 48 pontos, a seis do líder, Rio Ave, na luta pelo principal campeonato de Portugal.

Já Gildo Vilankulo, que também foi titular neste final de semana, só não fez os 90 minutos porque foi substituído aos 81 minutos. Ainda assim foi determinante para o empate do Amora na visita a Santarém, a dois golos, na primeira jornada do Campeonato da despromoção da Liga 3 portuguesa. O resultado coloca a equipa na liderança do grupo 5.

Já Geny Catamo não foi opção no Vitória de Guimarães este sábado, diante do Sporting, por ser jogador dos leões e ter sido emprestado aos minhotos.

Em campo, mas apenas 14 minutos, esteve Reginaldo Faite na vitória da sua equipa, o Dínamo de Tirana, sobre o KF Tirana, à tangente.

 

MEXER FORA DOS CONVOCADOS, MIQUISSONE, DOMINGUES

Mexer continua sem ser chamado pelo técnico do Bordéus para os jogos da equipa e, neste final de semana, mais uma vez, voltou a ficar de fora da convocatória. Recorde-se que Mexer recusou um empréstimo que os Girondinos queriam fazer com o jogador, preferindo permanecer na França e não seguir para o médio oriente.

Domingues e Luís Miquissone não saíram do banco nos respectivos clubes.

WITI LESIONADO OU APENAS NOVELA?

Durante a semana, a Federação Moçambicana de Futebol anunciou a substituição de Witi Quembo por Melque, jogador da Black Bulls, por o jogador do Nacional estar lesionado. Melque seguiu viagem a Nouakchott e está a trabalhar com os restantes colegas.

O facto é que Witi foi convocado pelo técnico do Nacional para o jogo deste domingo diante da Académica, embora, tal como nos últimos jogos, não tenha sido opção para o relvado. Witi não saiu do banco e viu os insulares vencerem os estudantes para a segunda liga.

Resta, agora, saber se a lesão de Witi teria passado e o jogador recuperado a tempo de estar apto para o Nacional e não estar pronto para jogar pelos Mambas nos dois embates de carácter particular diante do Níger e Mauritânia.

About the author

AntonioCuata

Leave a Comment