Lançamento de ônibus elétrico é anunciado no Brasil em parceria de duas grandes empresas

Lançamento de ônibus elétrico

Lançamento de ônibus elétrico (Foto/divulgação)
A Marcopolo apresentou lançamento de ônibus elétrico, o Attivi, durante o Lat.Bus 2022, em agosto. Agora, a terceira maior fabricante de ônibus do mundo anunciou uma parceria internacional para apoiar o lançamento de seus ônibus de emissão zero.

Segundo comunicado divulgado pela Marcopolo esta semana, a parceria será com a Zenobē, que fornecerá o lançamento de ônibus elétrico com plataforma de gestão de eficiência energética para os ônibus elétricos Attivi da Marcopolo no Brasil, América Latina e América do Norte a partir de 2023.

Conheça a empresa que vai estar por trás do lançamento de ônibus elétrico

A Zenobē é uma empresa internacional focada em frotas de veículos elétricos e armazenamento de energia em baterias, com sede no Reino Unido e operações na Austrália, Nova Zelândia, Europa e Estados Unidos. O objetivo da Marcopolo é aproveitar a expertise da Zenobē e alavancar sua experiência global em eletrificação de frotas e software de carregamento inteligente para desenvolver soluções de veículos elétricos para transporte público com o lançamento de ônibus elétrico.

Artigos recomendados

Isso inclui testar diferentes soluções de carregamento e encontrar a melhor eficiência de bateria para dar suporte ao lançamento do novo ônibus 100% elétrico da Marcopolo, o Attivi.

A parceria visa atender ao projeto de Transição Energética da Marcopolo, que fornece planos de serviços, serviços de pós-venda e peças de reposição para o desenvolvimento de soluções completas de mobilidade urbana sustentável, incluindo sistemas de carregamento e manutenção de baterias.

Por fim, a mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da empresa, que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos operando em chassis parceiros em países como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil.

O que são ônibus elétricos?

Os ônibus elétricos são movidos por motores elétricos. É alimentado por baterias instaladas sob o piso ou no teto, dependendo da configuração. Os principais destaques são emissão zero, operação mais silenciosa e melhor aceleração em relação aos ônibus convencionais, que rodam a diesel e emitem gases e partículas poluentes no ar. Ao contrário dos trólebus, os ônibus elétricos eliminam a infraestrutura necessária para uma conexão constante à rede. Ele também tem maior liberdade de circulação, o que é muito importante para o trânsito urbano.

Os ônibus elétricos contam com frenagem regenerativa. Isto é, recuperam a energia das baterias quando os freios são acionados. O consumo médio de energia é de 1,04 e 1,59 KWh/km, o que representa um custo de cerca de R$ 0,50 por quilômetro rodado. Em um ônibus a diesel, a conta por quilômetro é cinco vezes maior: R$ 2,50.

No Brasil, a maioria dos ônibus elétricos têm chassi, propulsor e baterias produzidos pela BYD, empresa chinesa com fábrica em Campinas (SP). Já as carrocerias são fornecidas por várias encarroçadoras, como a Caio, Marcopolo, Comil, entre outras.

Conheça a Marcopolo

Marcopolo S.A. é uma empresa multinacional brasileira fabricante de carrocerias de ônibus, com sede em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Responsável por quase metade da produção nacional, é a maior encarroçadora da América Latina e terceira maior do planeta.

Possui 10 fábricas espalhadas em todo mundo e seus ônibus estão presentes em mais de 100 países. Conta com fábricas nos continentes americano, africano e asiático.

Agradecemos a todos que vistam nosso site e compartilham os links além disso , pedimos que curta a nossa página.

Acompanhe as novidades de música no site diariamente, faremos o máximo para trazer as músicas do momento só pra você.
Download
mp3
for free
house
amapiano
download mp3
Fofoca
novidades
entretenimento

2 comments

Deixe uma resposta