Internet 5G completa 5 meses de operação em Goiânia

Entre os desafios, a nova rede móvel deve aumentar o seu alcance efetivo até julho de 2025. | Foto: Reprodução

Everton Antunes

Integração, estabilidade e rapidez. Essas são algumas das premissas do 5G ao goianiense. Com a chegada desta tecnologia a Brasília em julho e a Goiânia em agosto do ano passado, espera-se garantir uma internet mais ágil e, no futuro, trazer praticidade ao conectar múltiplos aparelhos à mesma rede.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou um leilão que concedeu a faixa de 3,5 GHz (lê-se Gigahertz) às operadoras Tim, Vivo e Claro em Goiânia. Cabe, portanto, às três empresas realizar a prestação do serviço de internet 5G e expandi-la, com uma antena para cada 10 mil habitantes até julho de 2025, de acordo com o cronograma da Anatel. 

Continua após a publicidade

Há mais de dois anos da meta estabelecida pela agência, as companhias telefônicas que venceram o leilão de oferta das radiofrequências – faixas em que o serviço de rede funciona – deparam-se com os desafios de garantir a cobertura ampla do 5G na cidade. Apesar do avanço tecnológico, a nova rede é alvo de críticas dos usuários desse serviço.

“Com a chegada do 5G eu acreditava que a velocidade de navegação e download melhoraria, mas, na minha opinião, continuou a mesma coisa”, declara o analista de software Éder Lira. Ele ainda relata: “em alguns locais eu preciso utilizar minha internet móvel para me comunicar com meus colegas de trabalho ou até mesmo fazer algo no sistema, e não percebi tanta melhora no serviço de internet, que deveria ser bom”. 

A estudante Paula Syang, também alega que não teve uma boa experiência com o 5G em Goiânia. “A nova Internet tem a mesma velocidade, mas não tem uma boa conexão em boa parte dos pontos da cidade, em especial os pontos mais afastados do centro”, acrescenta. 

Por outro lado, a jornalista Alice Valadares avalia que houve avanço na qualidade da internet para os jogos eletrônicos, que demandam uma boa qualidade de conexão. Ela ainda observa que “é perceptível que cada vez mais áreas estão recebendo suporte à tecnologia. Por exemplo, no meu local de trabalho antes não pegava o 5G e, hoje em dia, pega”. 

O 5G

Essa inovação diz respeito a uma rede de internet móvel que sucede o 3G e 4G e garante uma conexão estável e velocidades de envio e recebimento dinâmicas entre os usuários. A longo prazo, o 5G permitirá conectar diversos aparelhos (celulares e eletrodomésticos) em uma mesma rede e controlar tecnologias autônomas – carros que não precisam de motorista, por exemplo.

Entre os dois modos de operação 5G, há o standalone (SA), ou “5G puro”, que elimina o delay – o tempo de resposta do aparelho – e o modelo non-standalone (NSA), que ainda tem o intervalo de reação do dispositivo, mas garante eficiência superior à rede 4G. Há mais de 100 aparelhos dos tipos SA e NSA certificados para o uso do 5G no Brasil, segundo a Anatel. 

Além disso, com a adoção da frequência de 3,5 GHz para a nova rede de internet, os lares que faziam uso dessa faixa para acessar a TV aberta com a antena parabólica devem migrar para outra banda. Se o usuário que acessa a TV com antena está cadastrado em algum programa do Governo Federal pelo CadÚnico, é possível solicitar um kit gratuito – que inclui antena, conversor e cabos – pelo programa Siga Antenado.

Desempenho

O Relatório de Experiência 5G no Brasil – que foi divulgado pela companhia de análise de dados Opensignal em julho de 2022 – avaliou o rendimento do serviço de internet móvel fornecido pelas operadoras Tim, Vivo e Claro. De acordo com a pesquisa, Tim e Claro empatam no quesito de velocidade da internet 5G, enquanto que essa última operadora lidera nas sete categorias avaliadas pela empresa.

Segundo a companhia, os usuários da Tim e Claro perceberam melhora geral com a internet 5G ao realizar downloads – ou seja, baixar arquivos. A empresa ainda avalia que o serviço da Tim é 3.4 vezes mais rápido, enquanto que Vivo e Claro contam com o aumento de 2.5 e 2.4 vezes na velocidade da internet, respectivamente. 

Nos quesitos de experiência 5G com vídeos, aplicativos de voz – WhatsApp, Skype e Facebook Messenger – e jogos eletrônicos, a Claro está à frente. O relatório aponta, no entanto, que todas as operadoras, no geral, registraram aumento na experiência de vídeo com a nova internet móvel.

Agradecemos a todos que vistam nosso site e compartilham os links além disso , pedimos que curta a nossa página.

Acompanhe as novidades de música no site diariamente, faremos o máximo para trazer as músicas do momento só pra você.
Download
mp3
for free
house
amapiano
download mp3
Fofoca
novidades
entretenimento

2 comments

Deixe uma resposta