Governo responde às perguntas no Parlamento


Views: 1

O PRIMEIRO-MINISTRO, Adriano Maleiane, já está no Parlamento com outros membros do Governo, a responder às 15 perguntas formuladas há momentos pelas bancadas da Frelimo, Renamo e MDM.

Maleiane começou por explicar que a deslocação do Governo ao Parlamento ocorre numa altura em que o país fez a sua primeira exportação do gás natural produzido na bacia do Rovuma, através da plataforma flutuante FNLG-Coral Sul.
De acordo com a fonte, a exportação de recursos naturais vai catapultar a electrificação do país e outras áreas de desenvolvimento.

Nesta sessão, a Frelimo quer saber das actividades em curso na reconstrução das zonas afectadas pelo terrorismo e a garantia da segurança. O governo deve explicar o nível de prontidão para esta época chuvosa e ciclónica; no sector da educação, o partido com maioria parlamentar pretende saber da produção do livro escolar a nível local e os progressos alcançados na correcção dos livros escolares, em particular da 6.ª classe.

A Renamo questiona o estágio actual do desdobramento das Forças de Defesa e Segurança na garantia de segurança e os altos preços da energia eléctrica, mesmo nas zonas onde ela é produzida.

O MDM, por sua vez, quer saber a situação actual do combate ao terrorismo, segurança pública e cibernética, mecanismos de combate aos ataques, a sustentabilidade dos subsídios de combustíveis para os transportadores e sua duração, e a saúde financeira da Tmcel e LAM.
O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, esgrime argumentos sobre o desafio da expansão da rede dos serviços sanitários e a suas estratégias de distribuição de medicamentos.

Leia mais…

2 comments

Deixe uma resposta