COP27: Data de encerramento é hoje mas falta de consenso pode prolongar conferência


Views: 1

A conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, COP27, deveria terminar hoje em Sharm el-Sheik, no Egipto, mas o final pode ser adiado por estarem em aberto questões fundamentais, especialmente relacionados com financiamento.

A COP27 começou a 06 de Novembro, com a participação de quase todos os países do mundo, e o final está marcado para hoje, com medidas na área da mitigação e adaptação às alterações climáticas e apoio aos países menos desenvolvidos, os que mais sofrem com o aquecimento global.

Ontem, a presidência egípcia da COP divulgou um primeiro projecto de declaração final, de 20 páginas, mas até agora não houve consenso sobre questões consideradas fundamentais. No documento mantém-se o objectivo de impedir que a temperatura suba acima de 1,5ºC (graus celsius), mas não é conclusivo sobre a questão das perdas e danos, um dos temas mais importantes da conferência. 

Segundo a Lusa, os países mais pobres esperam que da conferência de Sharm el-Sheikh saia um fundo para compensar as perdas e danos provocados pelas alterações climáticas, em relação às quais são os menos responsáveis.

Leia mais…

3 comments

Deixe uma resposta