CABECILHA DE SEQUESTRADORES SERÁ EXTRADITADO PARA MOÇAMBIQUE


Views: 2

A ministra do Interior, Arsénia Massingue, anunciou hoje que já estão em curso os trâmites legais para a extradição de um indivíduo detido na noite de sábado último, na vizinha África do Sul, em conexão com vários sequestros ocorridos em Moçambique nos últimos anos.

A ministra, que falava na manhã desta segunda-feira, em Maputo, à margem das cerimónias alusivas ao 6.º aniversário do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), revelou que a detenção do suspeito, identificado pelo nome de Ismael Malude Ramos Nangy, 50 ano de idade, surge na sequência de um mandado de captura internacional emitido pelas autoridades moçambicanas.

“O passo a seguir, uma vez que o indivíduo se encontra ainda na África do Sul, é esperar que as nossas instituições de justiça sejam notificadas formalmente. Até agora, temos acompanhado a detenção através da imprensa”, disse Massingue, acrescentando que “depois da notificação das instituições de justiça, seguir-se-ão outros passos para a sua extradição.”

Tratando-se de um caso complexo e sensível, segundo a governante, não se pode avançar com muitos detalhes mas, neste momento, decorrem trabalhos que “em tempo oportuno poderão ser revelados.”

A detenção é fruto de uma parceria com uma equipa multidisciplinar que inclui membros da Célula de Planeamento Trilateral (TPC) e da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). O mandado de captura e pedido de extradição foi emitido em Julho de 2022.

Leia mais…

2 comments

Deixe uma resposta