ARA-SUL ADVERTE PARA RISCO DE INUNDAÇÕES NA BACIA DO RIO MAPUTO


Views: 1

A Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul) anuncia que a Barragem de Pongolapoort, na vizinha África do Sul, irá incrementar gradualmente descargas a partir de domingo (20), pelo que adverte que poderão ocorrer inundações.

Em comunicado, a ARA-Sul explica que as descargas visam aumentar a capacidade de armazenamento na albufeira e reabastecer as bacias fora do canal ao longo das planícies de inundação do rio para a sustentabilidade social e ambiental das comunidades da província de Kwa-Zulu Natal.

Assim, o incremento gradual destas descargas irá dos 20m3/s para atingir o máximo de 750m3/s no dia 30 de Novembro, e o período da viagem da onda de cheia partindo da Barragem de Pongolapoort até a fronteira entre a África do Sul e Moçambique é de cerca de 7 dias.
“Face a este cenário, prevê-se o incremento dos níveis no rio Maputo, podendo atingir o nível de alerta na primeira semana de Dezembro na estação hidrométrica E-6, localizada na localidade de Madubula, como resultado da descarga máxima prevista (750m3/s), podendo afectar pequenos campos agrícolas localizados no leito do rio, nas localidades de Madubula, Tinonganine e Salamanga no distrito de Matutuíne”, adverte a ARA-Sul.

Por isso, a ARA-Sul, apela à sociedade em geral para a observância de medidas de precaução, evitando a travessia e prática de actividades no leito do rio Maputo durante este período.
Recomenda as comunidades que praticam a agricultura nas zonas ribeirinhas a colheita antecipada e ao acompanhamento da informação hidro-climatológica disseminada pelas entidades competentes.

Leia mais…

2 comments

Deixe uma resposta